sábado, 27 de abril de 2013

Grelina: O hormônio da fome.


Grelina o hormônio da fome


Grelina é um hormônio produzido pelo estômago. Quando está vazio, ele age no cérebro e dispara a sensação de fome.Na medida que a pessoa ingere o alimento ele vai diminuindo sua concentração
Esse hormônio, o grelina, foi descoberto por pesquisadores japoneses em 1999, mas foram os cientistas britânicos que revelaram ser ele um estimulante da fome. Pesquisadores da Califórnia e da Universidade de Washington analisaram sangue de pessoas que seguiam uma dieta e de outras submetidas à cirurgia conhecida como "marca-passo gástrico", que diminui a capacidade do estômago, reduzindo a fome.
Descobriram, então, que os operados produziam uma quantidade menor de "Grelina". Também constataram que o contato de nutrientes com a parede do estômago torna mais lenta a produção do hormônio. Por outro lado, lembramos que quando os alimentos passam do estômago para os intestinos há a liberação do hormônio PYY, que também age no cérebro, ativando o centro da saciedade, diminuindo a fome.
O segredo da alimentação no controle da obesidade está em utilizar esses conhecimentos. Os carboidratos simples, como a batata e os doces, são absorvidos antes que os intestinos liberem o hormônio PYY inibidor da fome. O excesso de carboidratos se transforma em gordura para ser armazenada, podemos usar esse conhecimento e melhorar a nossa forma de alimentação.
As proteínas e as gorduras, principalmente das carnes, passam mais rapidamente para os intestinos liberando logo o hormônio PYY e provocando mais rápida a sensação de saciedade.
Na sua alimentação normal, o brasileiro costuma comer tudo junto, ou seja, salada, arroz, feijão, carne e legumes. Se raciocinarmos de acordo com a liberação dos hormônios citados, respeitando seus tempos, poderemos ter melhores resultados no emagrecimento.
Não sei como as pessoas verão a inversão de ingestão dos alimentos, trocando a ordem. Por exemplo, se ingerirmos primeiro a carne, as verduras, os legumes e somente depois o arroz e o feijão. Essa ordem pode melhorar a liberação dos hormônios.
Outra coisa a fazer é não ficar muito tempo com o estômago vazio. O melhor é comer poucas quantidades mais vezes ao dia. Com calma pode-se elaborar a melhor forma de alimentação aproveitando esses conceitos modernos.


FONTE:
Dr. José Rui Bianchi




quinta-feira, 25 de abril de 2013

QUIZ PREMIADO: VENHA PARTICIPAR DESSA DINÂMICA!

Como todos já sabem, o Quiz é a nova marca do blog A Química das Proteínas, como já foi explicado nos nossos posts anteriores, semanalmente iremos fazer uma prova online para que os nossos leitores sempre estarem lendo nossas postagens e expandindo os seus conhecimentos.
Certo, isso é um fato! Mas qual é a novidade?
O blog irá premiar os 3 acadêmicos do Terceiro Semestre do curso de Farmácia, da FAMETRO que forem mais ágeis e mais espertos, e que participarem do...

Ok, vamos lá... vejamos como funcionará essa brincadeira educativa:

  1. Ocorrerá próxima quinta-feira (2), às 20:00 horas no horário de Brasília.
  2. A participação do Quiz Premiado está RESTRITA apenas para os acadêmicos de Farmácia do terceiro semestre da Fametro.
  3. A entrega do prêmio será realizada no dia seguinte, durante a aula da disciplina de Química Orgânica II.
  4. Iremos tirar fotos com os vencedores, fazendo uma mini-entrevista com os mesmos, para que seja postado no blog.
  5. O intuito do Quiz Premiado é mobilizar a turma com o tema de proteínas, premiando assim os vencedores com alguns produtos altamente proteicos.
  6. E os prêmios dos vencedores?Ah, essa é a melhor parte! Vamos saber os prêmios, ficará divido da seguinte maneira: 
O PRIMEIRO LUGAR: Levará um Kit da Linha MonaVie, contendo: Dois litros da vitamina MONA-VIE ACTIVE the premier açai blend + Três barras de Cereais da linha MonaVie Premier Weight Solution. 
O SEGUNDO LUGAR: 1 Sachê do SHAKE MIX Mona Vie, Premier Weight Solution + Uma Barra de Cereal MonaVie Premier Weight Solution.
O TERCEIRO LUGAR:  1 Barra de Cereal MonaVie Premier Weight Solution!
SUPER SIMPLES!
 Então vamos todos ACOMPANHAR o blog, ESTUDAR, fazer o Quiz Premiado e quem sabe levar os Kits Proteicos.
FIQUEM LIGADOS.
Atenciosamente,
Equipe A Química das Proteínas.




JÁ CONFERIU AS POSTAGENS DA SEMANA? NÃO? CLIQUE AQUI, BONS ESTUDOS!

Se essa moda pega...

                                     Colágeno Hidrolisado!!!

      O colágeno hidrolisado (um tipo especial de gelatina) contém os aminoácidos essenciais,glicina e prolina em concentrações 20 vezes maior do que outras proteínas.Ambos são componentes importantes do tecido conjuntivo e asseguram sua consistência e elasticidade. Ele também tem efeito regenerativo em ossos e articulações.


Benefícios: 

  • Retarda o envelhecimento e previne rugas;
  • Combate a flacidez da pele;
  • Fortalece unhas e cabelo;
  • Contribui para saúde dos ossos;
  • Previne o aparecimento da celulite e estrias;
  • Colabora no aumento da tonicidade dos músculos;
  • Auxilia no funcionamento do sistema linfático.


  
                                                                  
 Indicação:

     É indicado para pessoas acima de 30 anos. Como suplemento nutricional é indicado para pessoas fisicamente ativas que desejam aumentar o consumo de proteínas,assim como para o fortalecimento de unhas e cabelos. Também é indicado em processos de cicatrização e recuperação de lesões e em processos de emagrecimento.


Deficiência: 

     A deficiência de colágeno está também associada á diminuição da espessura do fio capilar .


Onde Encontrar: 

     O colágeno hidrolisado é reconhecido como um ingrediente alimentício pelo Ministério da Saúde e pelo FDA (órgão que regulamenta alimentos e bebidas nos EUA) e atualmente já é possível observar no mercado alguns alimentos enriquecidos com essa proteína.

     Podendo usar tanto o colágeno em forma de cápsulas e em pó. é encontrado em pequenas quantidades nos alimentos que contém proteínas como carne e leite e nas gelatinas.



                                                

terça-feira, 23 de abril de 2013

TESTE SEUS CONHECIMENTOS!

Boa noite aos nossos leitores,

Para provar os seus conhecimentos adquiridos no blog A Química das Proteínas, que tal resolver um QUIZ de 10 perguntas sobre os assuntos já abordados? Com o intuito de sempre estar praticando o aprendizado e conhecimentos dos nossos leitores, o blog A Química das Proteínas criou o Quiz Semanal! Uma provinha online, onde serão cobrados os assuntos da semana! Clique aqui para ter acesso ao primeiro QUIZ. Divulgue para os seus amigos e comparem os seus resultados.
Não conseguir acessar o QUIZ? CLIQUE AQUI NOVAMENTE, para que você seja redirecionado.

''Uma mente que se abre a uma nova ideia jamais volta ao seu tamanho original'' Albert Einstein

CONFIRA AS POSTAGENS DA SEMANA! CLIQUE AQUI, E BOA LEITURA!

CONFIRA AS POSTAGENS DA SEMANA!

''A estrutura primária das proteínas'', clique aqui.
Postado por Ytalo Mourão em 23 de abril de 2013.

''Procedimentos para a determinação de proteína em alimentos'', clique aqui.

Postado por Morgana Farias em 23 de abril de 2013.

''Classificação das Proteínas quanto à composição: Proteínas Simples'', clique aqui.

Postado por Lucas Sanguinetti em 24 de abril de 2013.

'' Função estrutural das proteínas: Colágeno!!!'',clique aqui.

Postado por Emanuela Oliveira em 25 de abril de 2013.

''Etapas da síntese protéica'', clique aqui.

Postado por Erilany Alves em 26 de abril de 2013.

ESTUDO: Noodles são a melhor cura para a ressaca

RICO EM PROTEÍNAS, SOPA DE NOODLES É A NOVA APOSTA CIENTÍFICA PARA A CURA SINTOMÁTICA DA FAMOSA RESSACA.



Uma taça quente de sopa de noodles é o melhor remédio para curar uma ressaca depois de uma noite de festa. A descoberta foi feita por cientistas da Universidade da Califórnia que afirmam que as propriedades contidas nesta receita asiática podem ajudar a recuperar o organismo. O sal, as proteínas e as propriedades contidas na variedade de ingredientes que este tipo de sopa contém ajudam a eliminar as dores de cabeça e outros sintomas associados à ressaca. As conclusões do estudo foram apresentadas esta semana num encontro da Sociedade Americana de Química (ACS, sigla em inglês), na cidade de Nova Orleãs. A investigadora Alyson Mitchell explicou, no encontro da ACS, que esta é uma técnica usada na Coreia desde 1950 e que, depois da presença de soldados de Nova Orleãs naquele território, acabou por ser trazida para os Estados Unidos da América. As propriedades recuperadoras da sopa de noodles foram agora desvendadas pelos cientistas e podem ser encontradas em qualquer tipo de variedade de receita deste prato. Para que desenvolva um processo de recuperação total, a sopa deve conter o molho de soja rico em sal, uma fonte de hidratos de carbono como a massa de noodles, as proteínas da carne ou do camarão, cebola e ovo cozido. "Este pode ser um bom exemplo de ciência intuitiva. É um remédio eficaz", esclarece a investigadora. "A ressaca tem sido apelidada de 'tempestade metabólica'", refere Alyson Mitchell. A cientista esclarece que o estado "resulta dos altos níveis de álcool no sangue, acompanhados por uma desidratação", sendo que os efeitos tóxicos do excesso conduzem a um enfraquecimento do organismo e à sensação de indisposição. Apesar de aconselhar a ingestão de alimentos ricos em sal, proteínas e carboidratos na sequência deste estado, a investigadora mantém a opinião de que "a melhor maneira de prevenir uma ressaca é evitar o álcool ou beber com responsabilidade e moderação".


FONTE
Boas Notícias de São Paulo: Nota da cientista Alysson Mitchell para a Universidade da Califórnia 

sábado, 20 de abril de 2013

PAPEL DAS PROTEÍNAS NAS ATIVIDADES FÍSICAS.


As proteínas são nutrientes que desempenham grande número de funções nas células de todos os seres vivos


As proteínas são nutrientes que desempenham grande número de funções nas células de todos os seres vivos: fazem parte da estrutura básica dos tecidos (músculos, tendões, pele, unhas, etc.); desempenham funções metabólicas e reguladoras (assimilação de nutrientes, transporte de oxigênio e de gorduras no sangue); e, por esses motivos, estão intimamente ligadas ao desempenho esportivo. 

A ideia de que atletas precisam de uma dieta rica em proteína para construir e reparar os músculos é muito bem aceita, e também há evidências de que as necessidades protéicas estejam aumentadas em praticantes de atividade física. Os músculos são constituídos basicamente de proteínas e o consumo adequado deste nutriente é fundamental para que sua formação e recuperação ocorram de forma adequada. 
A principal contribuição das proteínas da dieta consiste em fornecer aminoácidos para vários processos anabólicos. A proteína representa cerca de 12 a 15 % da massa corporal. O conteúdo protéico do músculo esquelético que é aproximadamente 65% da proteína total do organismo, pode ser drasticamente aumentado com a aplicação de exercícios. 
A fase inicial de um programa de treinamento com exercícios impõe uma demanda maior de proteínas corporais em virtude das micro-lesões musculares ocorridas e das demandas metabólicas. A utilização de proteína como fonte de energia contribui com cerca de 5% a 10% da produção de energia durante exercício prolongado, porém, essa taxa pode aumentar muito se os estoques de carboidratos não estiverem cheios. 
Vale lembrar que utilizar proteína como fonte de energia pode significar -queimar- os músculos, o que é considerado negativo para o desempenho. Dessa forma, manter um fornecimento adequado de carboidratos é a melhor maneira de evitar a degradação das proteínas musculares. Os carboidratos estão presentes nos pães, massas, arroz, batata, biscoitos, cereais, géis, bebidas esportivas e barras energéticas. 



Recomendações de proteínas para praticantes de atividade física e atletas!



  • A prática regular de exercícios pode aumentar a necessidade de proteínas e aminoácidos. Esse aumento, causado pelo treinamento, pode ocorrer de forma direta, devido às mudanças do metabolismo de aminoácidos, ou indireta, como resultado do consumo insuficiente de energia, como citado anteriormente. 
  • Pesquisas indicam que, quando a ingestão energética é adequada, um consumo protéico de 1,2 a 1,4 gramas de proteína por quilograma de peso corporal é uma quantidade adequada para indivíduos que praticam exercícios de endurance moderada e regularmente (5 a 6 vezes por semana durante uma hora). 
  • Já atletas de endurance de elite ou em fase preparatória para competições devem consumir 1,6g/kg/dia de proteínas. Os indivíduos que praticam atividades de endurance de modo recreativo (4-5 vezes semana por 30 minutos com intensidade inferior) devem ingerir a mesma quantidade recomendada para indivíduos sedentários (1g/kg/dia). 
  • É importante ressaltar que a ingestão de proteínas em excesso não implica em maior síntese muscular, e ao contrário, pode levar a diminuição da performance. 
  • As fontes de proteínas completas incluem ovos, leite, carnes, peixes e aves. Essas proteínas proporcionam a mistura ideal de aminoácidos essenciais entre as fontes alimentares sendo classificadas como de alto valor biológico. 

JÁ CONFERIU AS POSTAGENS DA SEMANA? NÃO? CLIQUE AQUI, E BONS ESTUDOS!

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
Nota da RgNutri para o ativo.com (Pratique Esporte)


sexta-feira, 19 de abril de 2013

CURIOSIDADES SOBRE O OVO.

Rico em proteínas, ele tem múltiplas funções: na saúde é base para vacinas.


Fonte de proteína e com um alto valor biológico, o ovo está presente em todos os tipos de cozinha. Preparar um ovo, seja cozido ou frito, não requer prática e tampouco conhecimentos gastronômicos. As possibilidades do alimento, porém, vão muito além da cozinha. O ovo foi usado como matéria-prima da vacina contra a gripe H1N1. Nele, o vírus foi inoculado e reproduzido. Além do imunizante, o alimento tem propriedades essenciais para a saúde. A pedido do Delas, a nutricionista Solange Saavedra, do Conselho Regional de Nutrição de São Paulo, preparou um guia de curiosidades sobre o alimento:






-Ovo: na alimentação, ele pode substituir outras fontes de proteína como carne e leite.

-O ovo é uma importante fonte de proteínas de alto valor biológico,lipídios,vitaminas A, D e ácido fólico, e diversos minerais como fósforo, sódio, potássio, cálcio, magnésio, ferro e selênio, além do próprio colesterol, que é um tipo de gordura que tem funções importantes no organismo

-O colesterol é necessário para o funcionamento adequado do organismo. Grande parte do colesterol que o corpo precisa é produzido pelo fígado, que regula essa produção em função das necessidades de cada indivíduo

-Além de nutrientes, o ovo tem substâncias carotenóides, como a luteína e a zeaxantina, que ajudam a prevenir a degeneração ocular, a principal causa de cegueira nos idosos

-Outro nutriente de alto valor que está presente na gema de ovo é a colina. Ele é importante no desenvolvimento cerebral do feto e da criança e, também, para a memória.

-A clara representa em torno de 50% do peso total do ovo. Ela é rica em água e sua principal proteína é a ovoalbumina. A gema corresponde a cerca de 30% do total e a casca a 12% do conteúdo do ovo

-O ovo pode ser o prato principal substituindo outros alimentos que são fontes de proteínas (carnes, peixes, frango e leite)

-O uso de ácido (suco de limão ou vinagre) na água de cocção ajuda na coagulação das proteínas da clara, mas não evita a rachadura da casca do ovo.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:  
Lívia Machado para o iG São Paulo.

quinta-feira, 18 de abril de 2013

CONFIRA AS POSTAGENS DA SEMANA!

"Visão Geral Estruturas Protéicas", clique aqui.
Postado por Ytalo Mourão em, 18 de abril de 2013.

''Visão Geral da Classificação das Proteínas", clique aqui.
 Postado por Lucas Sanguinetti em 18 de abril de 2013.

''Visão Geral da Representações e Funções das Proteínas",clique aqui.
Postado por Emanuela Oliveira em 18 de abril de 2013.

" Visão Geral da Análise de Alimentos das Proteínas", clique aqui.
Postado por Morgana Farias em 19 de abril de 2013.

" Visão Geral da Biossíntese das Proteínas'', clique aqui.

Postado por Erilany Alves em 19 de abril de 2013.

"Estrutura Primária das Proteínas", clique aqui.
Postado por Ytalo Mourão em, 23 de abril de 2013. 
  
"Procedimentos para a determinação de proteína em alimentos", clique aqui.
Postado por Morgana Farias em 23 de abril de 2013.



''Função estrutural : Tudo sobre Colágeno. ", clique aqui.
Postado por Emanuela Oliveira em 25 de abril de 2013.

segunda-feira, 15 de abril de 2013

ABERTURA DO BLOG

SEJAM BEM VINDOS AO NOSSO BLOG SOBRE PROTEÍNAS
   
 Seja bem vindo ao nosso blog, A Química das Proteínas, produzido para você. Esteja convidado a fazer uma viagem à química do nosso corpo e descobrir todos os segredos das proteínas. Nesta página, será postado diariamente tudo o que você precisa saber sobre proteínas, apresentado da seguinte forma:

O nosso blog tem como missão ser uma fonte de estudo e pesquisa para nossos leitores de forma dinâmica, didática e interativa. 

Vamos começar essa viagem?